quinta-feira, 24 de junho de 2010

A RESPEITO DA MÚSICA

A Bíblia, reconhecida como instrumento da verdade, nos revela que antes da criação do homem os anjos usavam a música para prestarem louvor e adoração ao Deus Criador através da lira e da harpa.


O primeiro cântico revelado nas Escrituras é o Cântico de Moisés entoado logo após o grande milagre concedido por Deus na travessia do Mar Vermelho, relatado no livro de Êxodo capítulo 15. Esse relato leva-nos a concluir que a prática do louvor através da música já fazia parte da cultura do povo hebreu.


Os louvores eram expressões de alegria, triunfo, celebrações de gratidão, lamentos, que tinham um papel importante na vida de adoração do povo para com Deus.




Se dermos um tour pela Bíblia poderemos apreciar vários relatos da expressão do louvor através da música, como o próprio Cântico de Moisés (Êxodo 15.1-18), Cântico de Débora (Juízes 5.1-31), Davi no Livro de Samuel, Crônicas, Reis e nos Salmos.


No novo testamento vemos o cântico de Maria ao receber a anunciação da vinda do Messias, percebemos que este é um louvor entoado por fé, pois Maria creu antes e já louvou a Deus pela graça de ser a mãe do Cristo (Lucas 1.46-55), vemos também cântico de Zacarias (Lucas 1.67-79), e o próprio Senhor Jesus entoou um louvor depois da última ceia com seus discípulos.


A música no meio cristão hoje é usada como uma expressão de louvor a Deus. O louvor é uma das maneiras, eu disse uma das maneiras com a qual se presta adoração ao Deus vivo e verdadeiro, a prática sincera do louvor produz um estado de paz e convicção plena da presença maravilhosa do Espírito de Deus, presença que cura, liberta, dá motivação real de vida, satisfação, coisas que somente aqueles que recebem a Jesus como Senhor e Salvador podem viver e participar.


Pr Márcio Aranda

Nenhum comentário: